Menu Principal

 

 

 

Lixo
O que é o Lixo
Tipos de Lixo
Aterro Sanitário 
Incineração
Compostagem
Resíduo
Decomposição
Lixo Nuclear
Lixo Espacial
Lixo um problema
Em Breve Mais
   
Diga o que falta
Suporte 
 
 

 
Coloque a Compam nos seus Favoritos

   
  O que é Resíduo  

         Resíduo pode ser considerado qualquer material que sobra após uma ação ou processo produtivo. Diversos tipos de resíduos (sólidos, líquidos e gasosos) são gerados nos processos de extração de recursos naturais, transformação, fabricação ou consumo de produtos e serviços. Esses resíduos passam a ser descartados e acumulados no meio ambiente causando não somente problemas de poluição, como caracterizando um desperdício da matéria originalmente utilizada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o lixo como qualquer coisa que ser proprietário não quer mais e que não possui valor comercial. Seguindo esta lógica, se assumirmos que parte dos resíduos gerados nas diversas atividades humanas ainda possui valor comercial se for manejado adequadamente, temos que adotar uma nova postura e assumir o resíduo como uma matéria-prima potencial. Considerando a complexidade das atividades humanas, podemos imaginar que o resíduo de uma atividade pode ser utilizado para outra, e assim sucessivamente, de forma sistêmica e integrada. Após este ciclo de utilizações, o material que não tiver nenhuma possibilidade de se reintegrar na cadeia produtiva, ou seja, que não tiver nenhum consumidor em potencial, será nomeado como "lixo". 1

Os resíduos podem ser classificados2 por:

  • Sua natureza física: seco e molhado;
  • Sua composição química: matéria orgânica e matéria inorgânica;
  • Pelos riscos potenciais ao meio ambiente: perigosos, não inertes e inertes.
  1. Resíduo Domiciliar:

    Originado na vida das residências, constituído por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais e revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis e uma grande diversidade de outros itens. Contém, ainda, alguns resíduos que podem ser tóxicos.

  2. Resíduo Público

Originado dos serviços de:

  • Limpeza pública urbana, incluindo-se todos os resíduos de varrição das vias públicas; limpeza de praias; limpeza de galerias, córregos e terrenos; restos de podas de árvores; corpos de animais.
  • Limpeza de áreas de feiras livres, constituído por restos vegetais diversos, embalagens.
  1. Resíduo Industrial

    Originado nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como metalúrgica, química, petroquímica, papeleira, alimentícia.

    O lixo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papéis, madeiras, fibras, borrachas, metais, escórias, vidros e cerâmicas. Nesta categoria, inclui-se a grande maioria do lixo considerado tóxico.

  2. Entulho

Resíduos da construção civil, composto por materiais de demolições, restos de obras, solos de escavações diversas. O entulho é geralmente um material inerte, passível de reaproveitamento, porém geralmente contém uma vasta gama de materiais que podem lhe conferir toxicidade, com destaque para os restos de tintas e de solventes, peças de amianto e metais diversos, cujos componentes podem ser remobilizados caso o material não seja disposto adequadamente.

 Debata este assunto no Fórum Clique Aqui

 

 
Serviço de Coleta
Fórum 
Casa Ecológica
Newsletter - Assine Já
RecicleShop
Reciclagem Empresas
Busca

Busca

Compam.com.br

Postos de Coleta
Espaço Usuário 

Especial Pantanal

Especial Pantanal

Compam.com.br

Especial Pantanal
Powerend By Compam
 
   

© 1999 2006 - Compam.com.br propriedade da

Compam - Comércio de Papéis e Aparas Mooca Ltda.